Introdução ao PHP
Criado em: 19/02/2010
O que é o PHP
PHP é o acrônimo para Hypertext Preprocessor, algo como pré-processador de hiper texto, uma linguagem de programação muito utilizada principalmente para o desenvolvimento web. Apesar de ter a versão PHP-GTK para ambiente desktop. No decorrer de nosso aprendizado focaremos no PHP para desenvolvimento web.
O PHP é gratuito?
Sim! Para começar o PHP é open source, ou seja, código fonte aberto. Assim para obter o PHP a única coisa que deve fazer é entrar no site do PHP e fazer o download da versão mais nova. Pois com a versão mais recente terá novas funcionalidades além de possíveis bugs terem sido corrigidos.
PHP e o HTML
Uma pagina em PHP normalmente possui a extensão .php(dependendo da configuração do servidor Web). No entanto nestas páginas com a extensão .php pode ser inserido normalmente o código HTML que você já esta acostumado a desenvolver. E funcionara da seguinte maneira, sempre que o servidor receber páginas com a extensão .php ele saberá que a linguagem de programação na página, interpretando HTML, e ao encontrar código PHP interpretar os mesmos, ou vice versa e mais de uma vez pois não importa a quantidade de vezes que você altera entre código HTML e PHP e se você inicia o código com um ou com outro. Resumindo podemos escrever HTML e PHP em um arquivo .php que tudo será interpretado corretamente.
O PHP, o Server-side e o Client-side
Client-side
É tudo processado no lado do cliente. O client-side é interpretado diretamente pelo browser (navegador) do usuário. Sendo assim ao acessar uma página web o HTML, CSS e JavaScript são interpretados todos pelo navegador sem intervenção nenhuma de um servidor. Por isso podemos exibir o código fonte em nosso browser e visualizar o HTML, CSS e o JavaScript.
Server-side
O oposto do client-side. Aqui as informações são processadas por um servidor web que interpretara e retornará o resultado que será exibido no browser. Sendo assim não é possível visualizar o código de uma aplicação rodando no Server-side.
E o PHP?
O PHP é processado no servidor por isso é uma linguagem Server-side. Sendo assim suas aplicações não poderão ser copiadas por outras pessoas. Todos os processos, rotinas e funções serão feitas no servidor e o usuário recebera apenas o resultado em seu browser.
O que podemos fazer com o PHP
Interação com usuário
Primeiramente transformação de sites estáticos, que não possuem nenhum tipo de interação, em sites dinâmicos, com maior possibilidade de interação e dinamismo. Por exemplo, com páginas estáticas não podemos ter uma sessão de comentários em nosso site, em que ao terminar de ler um artigo a pessoa preencha um campo no formulário e deixar sua opinião e no mesmo estante a sua opinião estar no site, coisas que podemos realizar com o PHP e um banco de dados.
Facilidade na manutenção
Imagine um site que tenha 10 itens no menu do site e cada item abre mais 5 páginas internas, temos um total de 50 páginas. Agora imagine a situação: Seu cliente liga para você e pede para inserir mais um item no menu, lembrando que o menu esta presente em todas as páginas, o que você faria? Provavelmente abriria as 50 páginas e iria copiando e colando o código do menu entre elas, trabalho braçal bem chato né?, Além de possíveis erros. Mais continuemos você inseriu o item no menu, deve ter pensado que o problema acabou, mais não, no entanto no dia seguinte o item no menu que seu cliente havia chamado de contato na realidade ele lhe enviou o nome errado pois o pessoal do marketing descobriu que o nome fale conosco tem maior apelo com os clientes. E lá vai você novamente para o mesmo trabalho braçal.
E se fosse noticias que devem ser inseridas 3 vezes ao dia? Seu cliente mandaria a você, você as incluiria e sempre que houvesse erros você teria que ir lá e corrigi-las. Além de ter uma chamada com todas as noticias que você deveria atualizar também e uma chamada com foto na página inicial. Processo chato para você e o cliente.
Com o PHP podemos separar no primeiro caso o menu em um arquivo que ao ser atualizado seria atualizado em todo o site, pois este menu seria inserido em todas as páginas pelo PHP.
E no segundo caso das noticias poderíamos criar uma área administrativa em que apenas usuários logados, os administradores, teriam acesso e poderiam inserir e editar as noticias sem precisar entrar em contato com você.
PHP e o banco de dados
O PHP possui acesso a diversos bancos de dados. Sendo assim você terá uma serie de funções para poder utilizar entre os diversos tipos de bancos de dados suportados pelo PHP. Em nosso aprendizado utilizaremos o MySQL.
Exemplo de aplicações que podemos desenvolver com o PHP
Com o PHP podemos desenvolver coisas como áreas restritas que necessitem de autenticação, sistemas de comentários para artigos, noticias etc. Envio de emails, sistemas de noticias, lojas virtuais, redes sociais e qualquer outra coisa que você possa imaginar.
Uma aplicação web de grande porte que foi desenvolvida em PHP, foi a Wikipédia. Nela você encontra várias coisas como o sistema de autenticação, publicação e edição de artigos, upload de fotos entre outros.